quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7ª Exposição da Cattleya bicolor em Itaguara - M.G.

Entre os dias 05 e 07 de fevereiro, a cidade de Itaguara ( Minas Gerais) será palco da 7ª Exposição da Cattleya bicolor. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo da cidade.
Sobre a Catteya bicolor
Nome:Bi (duas) color (cor) em referência às suas duas cores, geralmente marrom-esverdeada das sépalas e pétalas e a purpúrea do labelo.
Origem: nativa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com ocorrências nos estados do Espírito Santo, São Paulo e Góias entre 600 e 1000 metros de altitude.
Variedades:
subsp. bicolor: Regiões costeiras dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro;
subsp. minasgeraensis: Diversas regiões do estado de Minas Gerais, e
subsp. canastrensis: Região da Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais.
Floração: entre os meses de janeiro e abril, em hastes com 2 até 12 ou mais flores de até 10 cm, de delicado perfume e duração de até 25 dias.
Fonte: ABC DO ORQUIDÓFILO
DE UMA, VÁRIAS OU MUITAS ORQUÍDEAS
Prof. René Rocha

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

12ª Exposição Nacional de Orquídea de Campinas

Realizada entre os dias 20 a 22/10/2009 a 12ª Exposição Nacional de Orquídeas de Campinas, promovida pelo Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, contou com a presença de vários expositores e belas plantas, com grande variedade de espécies e plantas que não pude ver nas exposições que visitei em Belo Horizonte e região. Destaque para os expositores de Poços de Caldas - MG com as micro-orquídeas, de grande beleza apesar do pequeno tamanho.
No setor comercial presença de vários orquidários paulistas com grande variedade de plantas e preços para todos os gostos e bolsos. Destaque para os híbridos de Cattleya floridos com ótimos preços e para espécies mais raras e também mais caras.
Foi uma ótima oportunidade pois estando em férias pude conciliar a viagem de passeio e a visita a cidade paulista de Campinas e conhecer a nova amiga Marlei Terezinha.
As fotos da exposição podem ser vistas em;
http://www.flickr.com/photos/amigosorquidofilos/sets/72157622783151811/

17ª Orquideafest 2009


Promovida pela Associação Orquídófila de Divinópolis - AOD, a 17ª Orquideafest 2009 foi realizada nos dias 23,24 e 25 de outubro de 2009 no Salão Paroquial do Santuário de Santo Antônio , no centro de Divinópolis.
Apesar do pouco espaço do salão, gerando um certo tumulto entre os visitantes, foi uma grata surpresa a bela seleção das plantas expostas, com belas espécies , em especial as Cattleyas e Laeleas purpurata. Destaque para a presença de representantes de várias cidades do interior mineiro, principalmente da região centro-oeste do estado.
No setor comercial, apesar de poucos vendedores, plantas variadas com ótimos preços, como as Cattleyas a partir R$10,00, livros e revistas além dos materiais para cultivo, como adubos, vasos e fertilizantes.
Na rodovia de acesso, no município de Mateus Leme, também existem dois locais para a venda de mudas de orquídeas.
As fotos da exposição podem ser vistas em;
http://www.flickr.com/photos/amigosorquidofilos/sets/72157622653764810/
Já o pódium com as plantas premiadas, desde 2003, podem ser vistas no site da associação;
http://www.aod.com.br/orquideafest.htm

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

29ª Exposição Nacional de Cattleya Warnerii



Promovida pela AMO - Associação Mineira de Orquidófilos,
a 29ª Exposição Nacional da Cattleya Warnerii foi realizada em Belo Horizonte no período de 16 a 18 de outubro de 2009. Realizada no Minascentro a exposição contou com a dois amplos ambientes, no primeiro estavam as plantas expostas, com a presença de vários expositores e associações, com destaque para as Cattleyas, Laelias e seus híbridos. No outro salão estavam montados os estandes de diversos orquidários, para a comercializam de plantas e materias para cultivo , como adubos, inseticidas, etiquetas p/ identificação dentre outros. Os visitantes puderam comprar belas plantas floridas com ótimos preços.


Durante a exposição também foram ministrados cursos sobre o cultivo de orquídeas.
A exposição foi marcada pela organização,com um amplo ambiente onde os visitantes puderam apreciar a beleza e a diversidade da grande quantidade de plantas expostas.
As fotos da exposição podem ser vistas pelo link abaixo:

1ª Mostra de Orquídea do CEAP Design


No período de 18 a 20 de setembro d 2009 foi realizada a 1ª Mostra de de Orquídeas do CEAP Design em Inhaúma Minas Gerais, localidade próxima a Sete Lagoas. Em ambiente tranquilo e com um belo projeto paisagístico, cercado por jardins e muito verde a exposição contou com belas plantas, além de palestras e área comercial onde os visitantes puderam adquirir além de plantas todo o material necessário para o cultivo.
As fotos das plantas expostas podem ser vistas na página de fotos do grupo, através do link abaixo: