quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Exposição de Orquídeas de Divinópolis

XIX ORQUÍDEAFEST 2011

Exposição de Orquídeas de Divinópolis 
 Minas Gerais

Divinópolis fica na região centro-oeste mineira a cerca de 110 Km de  distância da capital, Belo Horizonte, e é conhecida como um importante polo de confecção de roupas do estado. A exposição de orquídeas é um evento da Associação Orquidófila de Divinópolis - AOD, e recebe o nome de 'ORQUIDEAFEST' sendo realizada no último final de semana do mês de Outubro. Neste ano a exposição foi realizada nos dias 21,22 e 23 no prédio conhecido como Novo Espaço - Feiras e Eventos na região central da cidade.

O espaço, um antigo galpão, oferece um bom ambiente para a execução da exposição, proporcionando uma boa distribuição entre a exposição das plantas e os vendedores. A exposição ocorre no final de semana após a exposição da AMO, em Belo Horizonte, mas consegue manter a sua identidade se tornando uma boa opção para um passeio no final de semana.


A exposição, com sua variedade de plantas,  conseguiu transmitir aos visitantes a riqueza e a beleza da orquidofilia, com belas touceiras e os exemplares de  plantas estrangeiras e híbridos com belas floradas. Um dos destaques desta exposição foi a Cattleya warneri com belos exemplares e categoria própria de premiação.
No setor comercial além da costumeira venda de plantas, também estavam a venda todos os materiais necessários ao cultivo  e um produtor local de vasos cerâmicos de diversos modelos específicos para o cultivo de orquídeas.




quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Exposição Nacional de Orquídeas

Exposição Nacional de Orquídeas
Associação Mineira de Orquidófilos


Belo Horizonte - Minas Gerais

A Exposição Nacional de Orquídeas de Belo Horizonte é um evento promovido pela Associação Mineira de Orquidófilos - AMO, e neste ano foi realizada entre os dias 14 e 16 de Outubro de 2011 no Minascentro na região central de Belo Horizonte.
O evento contou com a participação de diversas associações orquidófilas e expositores  individuais de Minas Gerais e de outros estados brasileiros.
Uma tendência já notada em outras exposições e também verificada neste exposição foi a redução do número de plantas da categoria chamadas de híbridos complexos (plantas obtidas a partir do cruzamento de sucessivos entre plantas diferentes) e uma maior valorização das espécies.
 Dentre as plantas expostas os destaques foram a Cattleya schilleriana e a Cattleya warneri com suas belas floradas e varias categorias de premiação, em função da coloração das flores.
No setor comercial um grande número de vendedores com plantas diversificadas atendeu ao público visitante. Puderam ser adquiridas deste plantas com forte apelo comercial, em geral plantas híbridas, até plantas raras e exóticas destinadas aos colecionadores. Além das orquídeas também estavam à venda os materiais necessários ao cultivo, plantas diversas (adeniun, bromélias, e algumas plantas mais exóticas), porcelanas pintadas com temas de orquídeas e até chocolates.
Uma novidade neste ano foi a cobrança de entrada que era revertida em um número para se concorrer ao sorteio de orquídeas, o sorteio era realizado de hora em hora.

VEJA AQUI mais fotos da exposição.

domingo, 13 de novembro de 2011

Exposição de Orquídeas de Marechal Floriano

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS


MARECHAL FLORIANO - ESPÍRITO SANTO

O distrito de Santa Maria, pertencente a cidade de Marechal Floriano, sediou entre os dias 30 de setembro  e 02 de outubro a exposição de orquídeas promovida pela associação orquidófila dos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano. Marechal Floriano está situada na região serrana do estado do Espírito Santo, às margens do rodovia BR 262, a cerca de 55 Km de distância da cidade de Vitória, capital do estado.



A exposição contou um bom número de plantas, com destaque para a Cattleya schilleriana com um grande número de plantas, mostrando ser a planta preferida dos cultivadores locais como ocorre com outras tantas espécies em outras regiões brasileiras. Além das Cattleya schillerianas também estavam expostos belos exemplares de Cattleya warneri, micro-orquídeas, espécies brasileiras e estrangeiras e híbridos diversos.


A ornamentação da quadra de esporte compôs um belo visual, contrastando as plantas expostas sobre toquinhos de cafeeiro e eucalipto com um laguinho ao fundo da quadra e todo o piso coberto com serragem e cascas de café. Uma grande bancada mostrava os troféus confeccionados em madeiras diversas.


No lado de fora da quadra em um amplo espaço foi montada a área dos vendedores.onde os visitantes puderam adquirir além de orquídeas diversos tipos de plantas ornamentais.

VEJA AQUI mais fotos da exposição.

Exposição de Orquídeas do CEAP Design

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS CEAP - DESIGN
INHAÚMA  - MINAS GERAIS

A exposição de orquídeas do CEAP - Design, escola de design e paisagismo localizada no município  de Inhaúma a cerca de 85 Km de distância de Belo Horizonte, realizada entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2011 contou com o apoio da associação orquidófila da cidade de Sete Lagoas na realização do evento e a presença de associações orquidófilas da região.
O local da exposição com todo o paisagismo integrado contribui para aumentar o charme da exposição e os visitantes puderam visitar estufas onde são cultivadas plantas ornamentais, cactus e bromélias.


Enquanto as plantas expostas ficam em um dos prédios do CEAP - Design os vendedores ficam em um ambiente externo  ao lado de belos jardins ornamentados com palmeiras diversas. 

VEJA AQUI mais fotos da exposição.

Exposição de Orquídeas de Oliveira

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS DE OLIVEIRA
MINAS GERAIS

A exposição de orquídeas de Oliveira foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2011, um evento promovido pela Sociedade Orquidófila de Oliveira. A cidade de Oliveira fica a cerca de 160 Km de Belo Horizonte, no sentido sul da rodovia Fernão Dias.
A exposição contou com a participação de diversas associações orquidófilas e com um bom número de plantas, entre especies, nacionais e estrangeiras, e híbridos diversos.


O setor comercial contou, devido ao reduzido espaço disponível, com apenas 2 vendedores de plantas e um vendedor de vasos, cachepos e demais materiais necessários ao cultivo, mesmo com a limitação de espaço a exposição contou com um bom público visitante.

Veja Aqui as fotos da exposição.

Exposição Nacional de Orquídeas de Poços de Caldas

EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS
POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS

Situada na região sul do estado de Minas Gerais, na divisa com o Estado de São Paulo e a cerca de 500 Km de Belo Horizonte, a cidade de Poços de Caldas sediou entre os dias 26 e 28 de agosto de 2011 a Exposição Nacional de Orquídeas,  um evento promovido pelo Círculo Orquidófilo de Poços de Caldas que neste ano completa seus 50 anos de fundação.


Contando com um grande e variado número de plantas, a exposição de Poços de Caldas está entre as grandes exposições de orquídeas realizadas em Minas Gerais.
Um dos destaques foi o grande número de micro-orquídeas exposta, além das belas  touceiras de orquídeas diversas com suas florados exuberantes.
 O amplo setor comercial contou com a presença de vários orquidários com uma grande variedade de plantas, desde as plantas mais comerciais ( híbridos em sua maioria) até plantas raras para colecionadores. Além dos produtos necessários para o cultivo de orquídeas e de algumas novidades como uma linha de produtos orgânicos (fertilizantes e defensivos) e lembrancinhas diversas.
Outro coisa que muito chamou a atenção foram os troféus em cristal Murano, cujo nome remete a cidade Italiana de mesmo nome, cujos imigrantes se estabeleceram em Poços de Caldas e lá continuaram a praticar e desenvolver belos trabalhos em cristal.


VEJA AQUI mais fotos da exposição de Poços de Caldas.

Exposição de Orquídeas de Congonhas

Exposição de Orquídeas de Congonhas
Minas Gerais

Realizada entre os dias 22 e 24 de julho de 2011 a exposição de orquídeas de Congonhas é um evento da Associação Orquidófila de Congonhas. A cidade de mineira de Congonhas fica na região central do estado, a cerca de 90 Km de Belo Horizonte, cercada pelas  montanhas do quadrilátero ferrífero.
Confirmando as expectativas a exposição se mostrou um grande evento com uma quantidade diversificadas de plantas. entre especies e híbridos, onde os visitantes puderam contemplar a beleza e a magia da orquidofilia.


A exposição também contou com a presença de vendedores diversos, oferecendo além de plantas todos os insumos necessários para o cultivo de orquidáceas como: vasos,suportes, cachepôs de madeira, substratos, adubos e defensivos. Os destaques forom a presença de vendedores locais com os produtos fabricados na região e os famosos tapetes de serragem que enfeitaram o centro da quadra de esportes onde a exposição foi realizada.

VEJA AQUI mais fotos da exposição.